23/10/2014

Conheça o Jornal A Laje: impresso destinado às pessoas em situação de rua

A nova edição do jornal A Laje está nas ruas. O impresso é uma publicação mensal produzida pela população de rua através do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), Curitiba. Os trabalhos são feitos em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Sindicato dos Jornalistas do Paraná é um dos parceiros deste projeto. Leia a edição aqui.

Vale lembrar que o NCEP é um projeto que começou em 2003 e estimula a discussão sobre comunicação popular. Atualmente eles assessoram movimentos sociais a fim de promover a democratização dos meios de comunicação. O Núcleo conta com integrantes bolsistas e voluntários, atualmente coordenados pela profº Drº Toni Vieira.

O jornal A Laje, por exemplo, é voltado para as pessoas em situação de rua. Já no Colégio Estadual Manoel Ribas, a equipe colabora e orienta alunos entre 12 a 14 anos na produção de uma rádio-escola. O NCEP também está envolvido com o CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, onde também auxilia na produção de uma rádio-escola.

O NCEP atua em três frentes

1) Educação para os meios de comunicação: nessa linha, mantém um jornal mural semanal no campus da UFPR e apoia as rádios das escolas Manoel Ribas e CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho.

2) Assessoria na produção de materiais de comunicação: o Núcleo assessora a produção do jornal A Laje, destinado às pessoas em situação de rua.

3) Pesquisa na área de comunicação popular: na área de pesquisa, o NCEP busca contato com textos de pensadores e estudiosos da área de comunicação e educação popular e educomunicação, como Cecília Peruzzo, Paulo Freire, Denise Cogo, entre outros.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR