22/10/2014

Pela primeira vez CCT dos jornalistas paranaenses tem cláusula de estágio

Após meses de negociação entre trabalhadores jornalistas e empresários da comunicação, o Sindijor pleiteou e conseguiu incluir na Convenção Coletiva a cláusula de estágio não obrigatória com carga horária de 4 horas de trabalho

Foram quase seis meses de intransigência patronal, mas a CCT 2014 dos trabalhadores jornalistas foi encaminhada para assinatura. Agora os profissionais terão 5% de reajuste salarial e pagamento de retroativo em parcela única. Porém a principal novidade é a cláusula de estágio de 4 horas de carga horária. Para a direção do Sindijor o item é uma importante conquista não só para o estudante, mas também para o profissional e para o mercado de trabalho.

De acordo com o que foi debatido na mesa de negociação, a nova cláusula exige que as empresas de comunicação do estado aceitem o trabalho dos estudantes, desde que o estagiário apresente documento conforme a Lei 11.788/2008. Além disso, os contratos deverão ser enviados aos sindicatos de jornalistas (Curitiba e Londrina).

O estágio será permitido apenas aos estudantes cursando o 6º período ou 3º ano; a duração de contrato de no máximo seis meses (com possibilidade de renovação por seis meses) e jornada de quatro horas diárias, ou 20 horas semanais. A empresa deverá disponibilizar, obrigatoriamente, ao menos um supervisor de estágio (jornalista profissional) para acompanhar o trabalho do estudante.

Um dos objetivos da nova cláusula é fazer com que o estudante viva o jornalismo, por isso o estagiário poderá acompanhar o trabalho de um jornalista profissional, também auxiliá-lo na apuração da notícia. Vale salientar que é o profissional o responsável pela matéria ou notícia veiculada.

As universidades UFPR e UEPG já praticam o estágio regulamentado. Leia matérias sobre a Campanha Salarial 2014.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR