12/09/2014

Edição 106 do Extra Pauta disponível

Você conhece as empresas líderes de irregularidades no Paraná? Nesta edição tem matéria que mostra os veículos denunciados pelos próprios jornalistas. Também tem o #jornalistasmobilizados nas ruas pelo estado e uma entrevista reveladora sobre a “ditabranda”

A edição do Extra Pauta de agosto chegou à casa dos jornalistas sindicalizados. Agora o Sindijor disponibiliza também a versão digital. Destaque para a matéria “Sindijor cria lista de irregularidades das empresas paranaenses”, que mostra uma série de irregularidades cometidas pelos empresários do estado. Os problemas foram mapeados e a situação se repete em praticamente todas as regiões do Paraná. “Atualmente os jornalistas sofrem grande pressão psicológica. Convivem com casos crescentes de assédio moral de empregadores ou colegas em cargos de chefia”, revela Julio Carignano, diretor do Sindijor.

#jornalistasmobilizados: na matéria “Trabalhadores jornalistas exigem respeito dos donos da mídia”, o Sindijor descreve todos os momentos da atual negociação salarial. A dificuldade em assinar a Convenção Coletiva de Trabalho 2014 e a intransigência dos empresários que objetivam reduzir os direitos dos jornalistas, inclusive com a redução do piso da categoria. Faz mais de quatro meses do vencimentos da data-base dos jornalistas. “A posição dos patrões é um sinal claro de que no negócio do jornalismo o que menos importa é garantir condições mínimas para quem constrói a notícia, logo as empresas não têm o jornalismo como atividade fim e sim o interesse particular dos donos”, explica Guilherme Carvalho, presidente do Sindijor.

Entrevista: um dos destaques dessa edição é a entrevista com o Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (RJ), André Bonsanto Dias. O pesquisador acaba de lançar o livro “O Presente da Memória – Usos do passado e as (re) construções da identidade da Folha de São Paulo, entre o ‘golpe de 64’ e a ‘ditabranda’”.

Na conversa, Bonsanto mostra como a empresa de comunicação se posicionou nos anos de chumbo. “Ela teve uma atuação ambígua e complexa. É difícil nos atermos aos termos contra e/ou a favor. Ela apoiou até quando achou necessário ou rentável”, aponta André, que completa: “o que procurei foi realizar uma espécie de ‘história das memórias’ da Folha. Para isso, foi preciso compreender as memórias construídas pelo jornal ao longo do regime – desmistificando algumas versões hegemônicas”.

Leia a edição 106 do Extra Pauta via Issuu ou PDF.

Sindicalize-se!

O Extra Pauta é o jornal oficial do Sindijor, o canal de comunicação em que estão reunidas as pautas dos jornalistas do Paraná. Quem é sindicalizado recebe o impresso em casa. A sindicalização garante legitimidade para o Sindicato nas mesas de negociação e fortalece a representatividade. Além disso, as mensalidades ajudam a financiar a impressão do jornal. Você pode se sindicalizar pelo próprio site da entidade, basta clicar aqui.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR