28/08/2014

Negociação Coletiva: Quatro meses de intransigência

A negociação entre jornalistas e empresários está travada no Paraná. Ao iniciar o mês de setembro, completa-se quatro meses sem assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho 2014

Sem aumento real até o momento, os jornalistas paranaenses se mobilizam pelo estado. Mesmo após a categoria rechaçar a contraproposta patronal de assinatura da CCT apenas com o reajuste da inflação, os empresários se posicionaram por manter este indicativo. Até agora, quatro meses depois do vencimento da data-base (1º de maio), os trabalhadores têm para receber das empresas R$ 504,36 (126,09 x 4 – sem computar os impostos / de acordo com o índice de inflação de abril = 4,84%).

Mobilização: Nas ruas de várias cidades do Paraná, os #jornalistasmobilizados procuram explicar à sociedade que a realidade da categoria é desconhecida e omitida pelas empresas de comunicação. “A posição dos patrões é mais um sinal claro de que no negócio do jornalismo o que menos importa é garantir condições mínimas para quem constrói a notícia, logo as empresas não têm o jornalismo como atividade fim e sim o interesse particular dos donos”, explica Guilherme Carvalho, presidente do Sindijor.

Jornalistas na rua: Mesmo com a correria do dia a dia, em Curitiba os trabalhadores vem fazendo panfletagem. Os atos também ocorrem em Londrina e Cascavel. “O papel do sindicato é manter os jornalistas organizados, portanto cada manifestação acaba sendo pedagógica para a categoria”, explicou Julio Carignano - Diretor do Interior.

Para o Sindijor, enquanto os empresários da comunicação ampliam seus lucros, os jornalistas do Paraná, há anos, têm seus salários defasados. A atual negociação da categoria está travada em virtude da intransigência dos patrões que se negam a renovar a Convenção Coletiva de Trabalho com 1% de aumento real! O patronato aceita conceder apenas 4,84% referente à inflação medida pelo INPC/FGV do período.

A direção do Sindicato e todos os jornalistas paranaenses fazem a mesma pergunta: por que tanta intransigência para fechar uma CCT com aumento real?

Leia publicações sobre a Negociação Coletiva 2014.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR