21/08/2014

FAO lança 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo para a Região Sul do Brasil

Para valorizar a agricultura familiar e os profissionais de comunicação que trabalham para colocá-la como elo fundamental na cadeia do desenvolvimento sustentável e da segurança alimentar, a Unidade de Coordenação de Projetos da ONU/FAO para a Região Sul do Brasil, organismo da ONU para a agricultura e alimentação, lança, no próximo dia 29 de agosto, em Curitiba, durante um “coofee break” com produtos da agricultura familiar no Auditório do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba, o 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo – Região Sul do Brasil. Em setembro, o prêmio será lançado também em Florianópolis, SC, e na Expointer, em Porto Alegre, RS.

“A agricultura familiar ocupa 90% das propriedades rurais no país e produz o alimento consumido por mais de 70% dos brasileiros. O negócio familiar no campo pode, sim, acabar com a fome”, diz Carlos Biasi, oficial da ONU-FAO para a Região Sul do Brasil. “O Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo acontece exatamente para isso: premiar o jornalismo profissional e chamar a atenção para a importância da agricultura familiar na produção de alimentos e geração de renda no campo”, explica Mário Milani, jornalista, oficial em comunicação da FAO e coordenador do Prêmio.

O PRÊMIO - Podem participar os jornalistas diplomados dos três estados da região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), com matérias e reportagens publicadas em veículos de circulação e veiculação periódica, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. As inscrições serão feitas no site www.premioagriculturafamiliar.jor.br (no ar a partir do dia 29/08), onde também poderá ser encontrado o regulamento.

Os trabalhos poderão ser inscritos em três categorias: jornalismo impresso (jornais e revistas), eletrônico (rádio e televisão) e mídia digital (sites e blogs). Cada participante poderá inscrever até três trabalhos.

Segundo Biasi, “serão oferecidos prêmios em dinheiro para os primeiros três vencedores em cada categoria (R$ 10 mil para os primeiros colocados, R$ 5 mil para os segundos e R$ 3 mil para os terceiros) e uma passagem para um país onde a agricultura familiar é destaque para o primeiro colocado em cada categoria”.

A premiação dos trabalhos escolhidos pela comissão julgadora, composta por jornalistas, técnicos e dirigentes indicados pela FAO, acontecerá durante cerimônia que será realizada em Curitiba, em março de 2015.

PATROCÍNIO – O 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo tem patrocínio da Itaipu Binacional, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Sistema das Cooperativas de Crédito Rural – Cresol, Sicredi, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná – Senge, Federação Interestadual Sindicatos Engenheiros – Fisenge, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná – Fetaep, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater – PR, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – Fetag-RS e Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

APOIO INSTITUCIONAL - Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná e Grupo Uninter.

APOIO - Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Emater/RS-Ascar, Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, Organização das Cooperativas Brasileiras, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul - Fetraf-Sul, União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares, Cooperativa Central de Credito Rural com Interação Solidária - SC/RS, Ascesme – Associação do Mercado Municipal de Curitiba, Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina, Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil, Associação Paranaense de Imprensa, Assembleia Legislativa do Paraná, Sindicato dos Médicos do Paraná, Instituto Federal do Paraná, Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Fundação Cultural de Curitiba, União Geral dos Trabalhadores, União Brasileira das Mulheres, Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná, Dohms Web, Portal Bem Público e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Mais informações:

Coordenador da Comissão Organizadora do 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo

Unidade de Coordenação de Projetos Região Sul do Brasil

Rua da Bandeira, 500 - 80035-270 - Curitiba - PR – Brasil

Telefone: 55 (41) 3250-2113 (Mario Luiz Milani) - premioagriculturafamiliar@gmail.com

Autor:Organização: 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo Fonte:1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo