19/08/2014

Ponta Grossa: Sindijor notifica Jornal da Manhã por irregularidades

O Sindijor, através da Subseção dos Campos Gerais, enviou ofício à empresa de comunicação Jornal da Tarde por “utilizar pessoas sem o devido registro profissional e em condições de estágio acadêmico para elaboração de conteúdos jornalísticos profissionais no portal A Rede e no impresso Jornal da Manhã”. Para a direção do Sindijor, a atividade jornalística exige registro profissional e, neste caso, está incompatível com os objetivos do estágio e com os interesses dos jornalistas do Paraná.

Vale lembrar que, conforme previsto na lei, os estagiários devem realizar atividades supervisionadas por profissionais em tempo integral. O Sindijor reitera que os estagiários não podem realizar atividades próprias dos profissionais, conforme decreto 83.284/79, não podem produzir matérias a serem veiculadas com fins comerciais, bem como assiná-las como jornalistas, o que é considerado crime de falsidade ideológica para quem se diz jornalista.

A direção do Sindijor informa que suspendeu o acordo de extensão de jornada junto à empresa de comunicação até que a situação dos estagiários esteja regularizada. Caso não haja retorno da notificação no prazo de 10 dias, será encaminhada ação judicial por meio da assessoria jurídica do Sindicato, assim como denúncia aos órgãos competentes de fiscalização do trabalho.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR