16/07/2014

Mobilização estadual: manifestação do “Preto e Roxo” será dia 21 de julho

Sindijor e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná alinham a data do “Dia do Preto e Roxo”. A manifestação será simultânea em todo o estado

A data para a próxima reunião entre trabalhadores jornalistas e patrões é dia 25 de junho. Até lá, serão realizadas uma série de ações relativas à campanha salarial da categoria em todo o estado. A primeira mudança começou via web: a campanha #jornalistasmobilizados usa uma imagem padrão nos perfis dos trabalhadores no Facebook.

Curitiba: ontem (15) os #jornalistasmobilizados passaram pela Gazeta do Povo, Universidade Federal do Paraná, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Ponte Estaiada, Palácio Iguaçu, Museu do Olho, Prefeitura Municipal de Curitiba e jornal Bem Paraná (imagens aqui). Na ação, os trabalhadores entregaram ‘Carta Aberta à População’ e colheram assinaturas em apoio a luta dos jornalistas paranaenses. O próximo ato será dia 20 de julho, às 9 horas, quando os diretores do Sindijor estarão na Feira do Largo da Ordem, tradicional ponto de encontro dos curitibanos aos domingos. "O objetivo é tornar pública nossa manifestação. O jornalismo é uma atividade que envolve interesses públicos", explica Guilherme Carvalho, presidente do Sindijor. E no dia 21 de julho haverá a manifestação "Dia do “Preto e Roxo” pelo estado, com parada de dez minutos nos locais de trabalho.

Londrina: com o objetivo de unificar a mobilização, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná confirmou para o dia 21 de julho a manifestação "Dia do Preto e Roxo”. Segue cronograma definido para Londrina:

- Dia 18 de julho (sexta-feira): Assembleia, às 21h, na APP. Objetivo é traçar estratégias para as ações de mobilização em Maringá e Londrina;

- Dia 19 de julho (sábado): distribuição da carta aberta à população no Calçadão de Londrina;

- Dias 19 e 20 de julho: distribuição da carta aberta na entrada do concerto de encerramento do Festival de Música de Londrina;

- Dia 21 de julho: "Dia do Preto e Roxo", com parada de dez minutos nos locais de trabalho.

Negociação: Após mais um encontro sem avanços e com a intransigência dos empresários, os trabalhadores decidiram romper a negociação. “A investida contra o piso, mais uma vez, mostra o desrespeito dos donos das empresas de comunicação com a decisão dos jornalistas, que em assembleias rechaçaram a redução salarial”, afirmou o presidente do Sindijor-PR, Guilherme Carvalho.

Leia informações da Campanha Salarial dos Jornalistas Paranaenses 2014 aqui.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR