Um Grupo de Trabalho com integrantes da FENAJ e do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) elabora uma proposta de estágio curricular a ser apresentado aos Sindicatos da categoria e cursos de Jornalismo. A iniciativa conjunta busca atender a uma demanda surgida após a aprovação pelo Ministério da Educação, em setembro de 2013, das novas Diretrizes Curriculares em Jornalismo. As propostas deverão ser debatidas em um seminário nacional previsto para o final de agosto ou setembro.
Entre as inovações das novas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Jornalismo está a reintrodução do estágio acadêmico obrigatório, que deve se dar a partir projetos específicos de cada curso, de acordo com as realidades regionais e com as exigências de suas instituições. Mas persistem dúvidas quanto aos modelos e sua regulamentação.
O Grupo de Trabalho, composto pelos diretores da FENAJ Carmen Pereira, Rafael Mesquita, Valci Zuculoto, e pelos diretores do FNPJ Mirna Tonus, Edson Spenthof e Juliano Carvalho, desenvolve seus trabalhos iniciais virtualmente. As definições finais com relação à proposta ocorrerão em uma reunião presencial a ser realizada em São Paulo no final de julho.
"Nesta fase dos trabalhos o GT está coletando subsídios e, depois da reunião presencial no final de julho, o modelo proposto será encaminhado às diretorias do FNPJ e da FENAJ, que definirão onde e quando será o Seminário Nacional para apresentar e sugerir a proposta aos Cursos e Sindicatos de todo o país", conta Valci Zuculoto, diretora da FENAJ e uma das representantes da entidade no GT. "Por enquanto, o indicativo é fazer em agosto ou setembro", completa.
A premissa básica da proposta em elaboração, segundo ela, é valorizar o estágio como instrumento de qualificação da formação acadêmica, combatendo o falso estágio, que hoje é utilizado como meio de exploração de mão de obra barata nas atividades jornalísticas.