07/07/2014

Leia a edição 105 do jornal Extra Pauta

Além do protesto “Preto e Roxo” dos #jornalistasmobilizados, esta edição do jornal oficial do Sindijor traz matéria reveladora sobre pratica de autocensura dos profissionais de TV!

A edição do Extra Pauta de junho chegou à casa dos jornalistas sindicalizados. Agora o Sindijor disponibiliza também a versão digital. Destaque para a matéria “Jornalistas pararam e deixaram o Paraná preto e roxo”, que mostra como ocorreu à mobilização dos trabalhadores no início de junho. Após assembleias gerais pelo estado, a categoria protestou contra os patrões e conseguiu uma nova mesa de negociação com as empresas de comunicação, uma prova de que os #jornalistasmobilizados fazem a diferença.

Na editoria ‘Especial’, com a matéria “Mão invisível faz jornalistas praticarem autocensura”, o Sindijor teve acesso à pesquisa “Controle Editorial nas Redações: Estudo Sobre as Percepções dos Jornalistas de TV de Curitiba”, feita pela jornalista Ester Athanásio. As informações reveladas pelos próprios trabalhadores mostram que os mesmo admitem pressão externa no controle editorial. Muitos jornalistas de TV deixam de publicar conteúdo já prevendo censura.

Há também a entrevista com o jornalista Tariq Saleh, profissional que vive em Beirute (Líbano) e que esteve em Curitiba para realizar um workshop sobre segurança em coberturas de risco, na sede do Sindijor. Outras informações, como as atividades do dia a dia do Sindicato, informações das lutas dos trabalhadores pelo Brasil e os eventos da entidade, estão na edição 105 do EP. Confira via Issuu aqui ou pdf. Boa leitura!

Sindicalize-se!

O Extra Pauta é o jornal oficial do Sindijor, o canal de comunicação em que estão reunidas as pautas dos jornalistas do Paraná. Quem é sindicalizado recebe o impresso em casa. A sindicalização garante legitimidade para o Sindicato nas mesas de negociação e fortalece a representatividade. Além disso, as mensalidades ajudam a financiar a impressão do jornal. Você pode se sindicalizar pelo próprio site da entidade, basta clicar aqui.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR