02/06/2014

Assembleia Geral: Jornalistas mobilizados em Foz do Iguaçu e Londrina

Piso diferenciado, NÃO! Os patrões novamente vieram com a conversa fiada de piso diferenciado para o interior, ou seja, pagar a metade do piso para quem é do interior. Para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná isso é um absurdo. Por isso a entidade que defende os jornalistas do estado convoca os trabalhadores, pois já passou da hora de se mobilizar e dar um basta na intransigência patronal. Participe das assembleias: hoje, segunda-feira (2 de junho), às 19h30, em Foz do Iguaçu; e 19 horas em Londrina. Pato Branco, Ponta Grossa e Cascavel aprovaram a pauta dos jornalistas: NÃO ao piso diferenciado e mesa de negociação com as pautas da categoria; aumento real e outros itens definidos pela categoria e que estão sendo ignorados pelos patrões.

Até o momento a negociação dos jornalistas encontra-se travada. A única posição das empresas de comunicação foi apresentar uma proposta (não formalizada oficialmente) de piso diferenciado, uma verdadeira afronta à história dos jornalistas que conquistaram o piso unificado com muita luta.

A posição do Sindijor é de não se abster de qualquer discussão. Porém da forma como estão se portando os patrões, a mobilização é a única resposta. Para o Sindicato, o jornalista do interior não vale menos que o da capital, ele trabalha igual e merece receber o mesmo. Sem contar que o rebaixamento no interior seria uma porta para a redução dos salários também na Capital.

Locais de trabalho:Os diretores do Sindijor vêm percorrendo os locais de trabalho para mostrar aos trabalhadores o andamento da negociação, além de entregar alguns números sobre a atual conjuntura política e econômica no setor de comunicação.

Mesa de negociação:Para tratar da Convenção Coletiva de Trabalho dos Jornalistas (2014/2015), foram apenas duas rodadas de negociação em 2014. E os patrões vieram com a mesma ladainha de que o setor não vai bem, que as empresas do interior não conseguem arcar com o valor do piso (como se R$ 2,6 mil fosse um salário gordo!). E a proposta? Os patrões novamente propõe um piso que vale menos e, ainda por cima, diferenciado por regiões.

O descaso dos patrões para com os trabalhadores é enorme. Negam-se a discutir qualquer reivindicação dos jornalistas, caso não seja aceito a redução do piso no interior. Mais uma vez a direção do Sindijor considera absurda esta postura e um dever dos trabalhadores não aceitar piso diferenciado; o piso do jornalista é um direito, uma conquista a duras penas.

Rádio:O argumento patronal de que as rádios no interior não têm como pagar o piso atual não convence. Segundo o Projeto Inter-Meios, de dezembro/2010 a dezembro/2013, o faturamento das rádios cresceu 10% no Brasil. Na região Sul, o crescimento foi ainda maior, de 16,7%. Ou seja, o crescimento do setor foi bem acima da inflação.

Faturamento: Entre 2004 e 2013, o faturamento dos meios de comunicação no Brasil aumentou 191%, enquanto a inflação do período foi de 69%. Isso significa que o faturamento aumentou 72% acima da inflação. Em contrapartida, os jornalistas tiveram um reajuste de apenas 70%, ou seja, apenas repuseram a inflação.

Querem mais um motivo para não aceitar o piso diferenciado? Hoje, segundo dados da RAIS/Ministério do Trabalho, 42,5% dos jornalistas do Brasil ganham menos de quatro salários mínimos, ou seja, já ganham abaixo do piso.Quer dizer, muitas empresas já desrespeitam o piso! O que eles querem é que a gente seja conivente com essa situação, rebaixando os salários.

Assembleia dos jornalistas

Foz do Iguaçu:

Data: 2 de junho (segunda-feira)

Horário: 19h30

Local: Subseção do Sindicato dos Jornalistas - Avenida Pedro Basso, 661, Sala 22 - Garden Executive Center - Polo Centro

Londrina:

Data: 2 de junho (segunda-feira)

Horário: 19 horas

Local: Rua Samuel Wainer, 17, Jd. Mediterrâneo - Londrina.

Contato: 043 3341 8101

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR