19/05/2014

Três demissões na TV Band! O argumento é sempre o mesmo: contenção de gastos

Na última semana, a TV Band em Curitiba demitiu três jornalistas. Apurada a causa, revela-se o já “clássico” argumento das empresas de comunicação: contenção de gastos. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná discorda frontalmente dessa política que submete a informação ao poder mercadológico. Para a entidade que defende os trabalhadores jornalistas, manter os profissionais no seu quadro de funcionários faz com que a qualidade aumente e consequentemente as questões econômicas acompanhem esta melhora. O fato ainda comprova que o demissômetro do Sindijor infelizmente continua.

Para a direção do Sindijor, a prática de “cortar gastos” demitindo jornalistas é contraditória, pois se tratando de um veículo de comunicação, a ferramenta principal para que a empresa (se realmente está com problemas financeiros) se reerga é manter seus jornalistas; e muitas vezes aumentar e capacitar seus profissionais através de investimentos. A direção de fiscalização do Sindijor ficará de olho para que a Band não recrute profissionais para substituir os recém-abertos postos de trabalho com contratos precários.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR