14/05/2014

Campanha Salarial: Inflação para jornalista fecha em 4,84%

Foram divulgados os números do Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC/IBGE) de abril. O acúmulo da inflação para os trabalhadores jornalistas, entre outubro de 2013 até abril de 2014, é de 4,84%. Para os jornalistas do Paraná, em campanha salarial, este reajuste é incorporado aos 8,46% - número que corresponde ao aumento real solicitado na pauta de reivindicação dos jornalistas (valor desonerado pelo governo federal às empresas de comunicação; uma medida reduziu os encargos sociais das empresas através da substituição da contribuição do INSS por um percentual sobre o faturamento da empresa). Para este mês o Sindijor irá levar a mesa de negociação uma proposta de reajuste de 13,71% de aumento real (soma do INPC mais a desoneração).

Aumento Real: até o momento a postura das empresas de comunicação na mesa de negociação gera descontentamento por parte dos jornalistas paranaenses. O principal motivo é a proposta (não formalizada) de piso diferenciado e a paralisação do diálogo de outros itens previamente agendados em outros encontros entre trabalhadores e patronal. “O ideal é que as empresas já apliquem o reajuste. Depois que a Convenção é fechada, caso atrase, as empresas deverão fazer o pagamento do retroativo, que pode causar impacto na folha de pagamento”, explica Guilherme Carvalho, presidente do Sindijor.

O panorama das negociações coletivas no Brasil caminha para índices de reajustes positivos para os trabalhadores, porém no Paraná, especificamente aos jornalistas, às empresas demonstram não ter interesse em dialogar com o trabalhador. “O panorama econômico (faturamento das empresas) apresenta melhora em diversos setores, inclusive no segmento da comunicação, mas isso não está sendo revertido ao trabalhador!”, explica Sandro Silva, economista do Dieese.

Faturamento: Ainda segundo os números do Dieese, com base nos dados do Projeto Inter-Meios, o faturamento dos meios de comunicação no Brasil (2004/2013) apresenta aumento de 191,22%. Em contrapartida os jornalistas paranaenses tiveram no mesmo período um reajuste que apenas repôs a inflação, um acumulado de 70,12%.

INPC: A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (um) e 5 (cinco) salários-mínimos (aproximadamente 50% das famílias brasileiras), cujo chefe é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e demais residentes nas áreas urbanas das regiões metropolitanas abrangidas.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR