27/03/2014

Lei Santiago Andrade: projeto da aposentadoria especial para jornalistas de imagem vai à votação

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, conversou hoje, 26/3, com a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJPDF) e deu sua palavra que o PL 6781/10, que trata da aposentadoria especial para repórteres de imagem, batizado como Lei Santiago Andrade, será votado na próxima semana.

A proposta prevê a aposentadoria após 30 anos de serviços prestados para os jornalistas de imagem e uma folga semanal a cada 14 dias, desde que tenham realizado nesse período pelo menos um trabalho externo.

Henrique Alves explicou que hoje serão votados quatro projetos constitucionais para não trancarem a pauta da Câmara dos Deputados, mas que a matéria será apreciada na semana que vem. “Vocês têm minha garantia que estará na pauta e vou pedir ao Mozart Viana, secretário-geral da Câmara, para receber vocês para dar caminhamento à votação”, afirmou Henrique Alves.

Fábio Varela, diretor do SJPDF, afirmou que o encontro com Henrique Alves só ocorreu devido ao reconhecimento da importância social da aprovação da matéria. “Nas últimas semanas, a categoria vem mostrando aos deputados um poder de mobilização. Conseguimos lotar o Salão Verde com repórteres cinematográficos e fotográficos em prol da aprovação do projeto Santiago Andrade”, destacou.

Segundo Wanderlei Pozzembom, coordenador-geral do SJPDF, a pressão pela agilidade na votação está sendo feita pelo SJPDF e outras entidades defendem os profissionais de comunicação. “A bandeira por uma atenção especial à aposentadoria de repórteres fotográficos e cinematográficos foi levantada pelo SJPDF ainda em 2010, quando o projeto entrou em tramitação”, ressaltou.

Autor:SJPDF Fonte:Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal