14/03/2014

Receberá a devolução do imposto sindical o jornalista em dia

Arte: Larte

Durante o 7º Congresso Paranaense dos Jornalistas foi aprovada a devolução de 60% do imposto sindical a todos os jornalistas em dia com suas obrigações. Lembrando que os jornalistas têm até o dia 30 de março para regularizar sua situação sindical e receber o valor do imposto; a mesma data é válida aos profissionais não sindicalizados. Segundo a direção do Sindijor a única maneira de receber o valor é se sindicalizando.

Imposto: O Sindijor repassará os 60% que recebe, já que o valor total é dividido da seguinte forma: 5% para confederação correspondente; 10% para central sindical; 15% para a federação; 10% para a ‘Conta Especial Emprego e Salário’; além dos 60% para o sindicato.

CUT: em 2010 o Sindijor se filiou a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Congresso Paranaense dos Jornalistas em Foz do Iguaçu. Esta ação representa um modelo de sindicalismo não amparado pelo estado, sem depender do imposto sindical.

“Um dos princípios da CUT é autonomia de gestão. A linha política da Central é de que pode haver uma colaboração voluntária, mas não o imposto sindical. O próprio trabalhador deve gerir, decidir e sustentar os rumos da categoria”, explica o vice-Presidente da CUT Paraná, Márcio Mauri Kieller.

“O objetivo é ter um sindicato independente. Hoje o Sindijor tem quase 5 mil sindicalizados, mas apenas 800 estão em dia”, revela Maigue Gheths, diretora financeira do Sindijor. Em 2013 houve um aumento de 10% na sindicalização e o objetivo é fazer com que esse número cresça mais, fazendo com que a entidade não dependa do imposto para promover ações.

O débito dos inadimplentes é fundamental para que os sindicatos garantam estrutura, independência e ações. O Sindicato é uma conquista dos jornalistas paranaenses na luta por uma vida mais justa e com mais qualidade e precisa ser preservado e protegido.

Por Regis Luís Cardoso

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:Web