15/04/2004

Pré-Sindicalização - Perguntas mais Freqüentes

Pré-Sindicalização
Perguntas mais Freqüentes

O que é a pré-sindicalização?
É uma filiação dos alunos ao sindicato, ainda enquanto estudante de graduação.

Quem pode se pré-sindicalizar?
Qualquer aluno de Jornalismo, de qualquer ano, regularmente matriculado, do estado do Paraná, exceto da base do Sindicato de Londrina (veja no nosso estatuto quais cidades estão compreendidas na nossa base sindical).

Qual o custo da pré-sindicalização?
R$  15 por ano, para cobrir custos operacionais. A pré-sindicalização não produz lucro para o Sindijor.

Como eu faço a pré-sindicalização?
Nos cursos onde há um CA parceiro do Sindijor, procure o centro acadêmico, preencha a ficha (disponível no site), pague a taxa e apresente uma comprovação de matrícula. Em alguns dias, você receberá a carteira de aluno pré-sindicalizado.

Se eu não tiver um comprovante de matrícula?
Qualquer comprovação serve. Ainda assim, este é um documento que deverá ser apresentado ao CA. No caso de CAs parceiros, o sindicato considera que, ao encaminhar a ficha, o CA está garantindo o vínculo do aluno com o curso de Jornalismo. Caso a pré-sindicalização seja feita diretamente no sindicato, qualquer documento que comprove o vínculo do estudante com a instituição de ensino serve.

Por quanto tempo vale a carteira?
Um ano. Depois deve ser renovada, com o pagamento da taxa anual.

Quais os benefícios de se pré-sindicalizar?
O principal benefício é participar das discussões e ser informado sobre tudo o que acontece com os jornalistas. Assim, o aluno se integra à categoria. Mas há outros benefícios. O aluno gozará de descontos do Clube de Descontos do Sindijor, poderá emprestar até três livros da biblioteca do Sindijor, terá tratamento do associado em dia com a entidade nos eventos do Sindicato, como o Churrasco do Dia dos Jornalistas e receberá boletins eletrônicos e o jornal Extra Pauta em casa, pelo correio.

O que o sindicato ganha com a pré-sindicalização?
O sindicato está investindo no aumento da sua representatividade. Pretende trazer a categoria para perto da entidade e buscar os alunos é uma forma de iniciar o trabalho já nos bancos escolares. Além disso, o Sindijor desenvolve ações específicas para a formação, como o Prêmio Sangue Novo. Também tem atuado na busca de melhorar a qualidade dos cursos de jornalismo e, conseqüentemente, a formação dos jornalistas.

O que o centro acadêmico ganha com a pré-sindicalização?
Os centros acadêmicos e a Enecos – Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação - vão poder usar o mailing eletrônico para enviar informações. Além disso, os CAs receberão R$  2,00 a cada pré-sindicalização. Com parte do dinheiro arrecadado, o sindicato também pretende prover alguma estrutura para a organização do movimento estudantil de comunicação no Paraná, a começar pela criação de uma secretaria estudantil, ocupada por um estudante, ligada à diretoria do sindicato.

O sindicato não pretende fazer apenas propaganda ideológica junto aos estudantes?
Por coerência, as ações de comunicação do sindicato não são propagandísticas apenas, mas essencialmente jornalísticas. O sindicato defende posições e as manifesta claramente, mas informa a categoria antes de tudo.

Com a pré-sindicalização eu posso trabalhar como jornalista?
Não. O exercício da profissão de jornalista exige registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), o que pressupõe formação superior. Ou seja, apenas após terminar o curso o aluno, pré-sindicalizado ou não, poderá exercer a profissão.

Ao me pré-sindicalizar, eu estarei automaticamente filiado ao sindicato quando me formar?
Não. É necessário, por razões legais, preencher uma ficha específica de sindicalização.

Pré-sindicalizado, eu vou poder fazer estágio em Jornalismo?
Não. Estudantes de Jornalismo só podem fazer estágio em áreas correlatas, pré-sindicalizados ou não. O sindicato também concorda com estágio em atividades jornalísticas dentro de determinados parâmetros (veja proposta aprovada pelo IPEJ).

O sindicato pretende aparelhar o movimento estudantil com a pré-sindicalização?
Não. Pelo contrário, pretende apoiar o movimento, mantendo posições e estratégias divergentes. Com a pré-sindicalização, no entanto, as divergências poderão ser discutidas publicamente. Além disso, sindicato e movimento estudantil podem realizar eventos em parceria.

Por quanto tempo está aberta a pré-sindicalização?
Por tempo indeterminado.

Por que só alunos de Jornalismo podem se pré-sindicalizar?
Por que o Sindicato é apenas de jornalistas. Outras categorias têm seus órgãos de representação como o Conferp (Relações Públicas), o Sindicato dos Publicitários e o Sindicato dos Radialistas. O Sindijor estaria desrespeitando estas entidades se filiasse alunos de outros cursos da área da Comunicação.

Filiar só alunos de jornalismo não é corporativismo?
O Sindijor defende a criação de uma entidade de classe que una todos os trabalhadores da área da comunicação, mas a organização sindical ainda não está assim. Portanto, filiar alunos de Jornalismo é só o que podemos fazer. Além disso, ser corporativista é negativo apenas na acepção neoliberal da palavra.

Posso votar nas eleições do sindicato se estiver pré-sindicalizado?
Não. Apenas jornalistas, por força do estatuto da entidade, podem votar nas eleições do sindicato.

Posso votar em assembléias do sindicato?
Os alunos poderão participar das assembléias com direito a voz. Quando o assunto for de interesse acadêmico, lideranças do movimento estudantil serão convidadas a fazer parte da mesa de direção da assembléia.

O sindicato poderá me representar nas questões relativas ao meu curso?
Não. Isto continuará sendo responsabilidade do CA.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296