01/04/2004

Curso de Jornalismo da UFPR completa 40 anos

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná completa hoje 40 anos. Criado no dia seguinte ao Golpe de 1964, o curso enfrentou ao longo de sua história dissabores que foram superados com a determinação de mestres que formaram gerações de profissionais da imprensa paranaense. Há, porém, uma controvérsia quanto à data. Segundo o primeiro coordenador do curso, Danilo Cortes, as aulas começaram um mês antes, em 1º de março. Cortes, naquele mesmo ano, tomaria o controle do Sindijor como interventor nomeado pelos militares golpistas.

Seja como for, a data foi comemorada esta semana com um festival de cinema e vídeo de estudantes de Comunicação da Federal e outras instituições. O Putz - I Festival de Cinema e Vídeo Universitário teve 95 trabalhos inscritos e contou com um público de mais de 200 pessoas, superando todas as expectativas, conforme afirmou o chefe do Departamento de Comunicação, Carlos Rocha. Um ciclo de palestras complementou as comemorações este mês, embora outros eventos devam ocorrer ao longo do ano.

O curso, que ganhou as habilitações de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda na década de 70, conta hoje com 350 alunos e 23 professores, dos quais apenas 15 são efetivos. De acordo com Rocha, o curso, que já sofreu com a carência de equipamentos nos laboratórios, atualmente enfrenta a escassez de funcionários técnicos e professores. Desde 1998, não são feitos concursos e, segundo o chefe do departamento, é preciso uma seleção pública com urgência.

O curso expandiu o número de vagas – eram 22 ingressos por ano em cada habilitação e passaram a 30 há quatro anos -, mas está preocupado em manter a qualidade no ensino. Entre as novidades está a grande flexibilização da grade curricular, que estabelece 60% de disciplinas obrigatórias e o restante em matérias dos diversos cursos de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e, em parte, de Direito.

E, apesar dos reveses, o curso tem planos para o futuro. Um deles é transformar a antiga Escola de Florestas da UFPR, onde o curso está instalado desde o final de 2000, num centro da comunicação da universidade, congregando, além da Imprensa Universitária, também a rádio, a TV e a editora da universidade. A rádio, já instalada, deve entrar em operação em breve via internet no site http://radio.ufpr.br/. A TV da UFPR também deve se integrar a uma rede de emissoras universitárias que fará compartilhamento permanente de programação, sem o inconveniente de uma cabeça de rede. O projeto, concebido na UFPR, está em fase de teste e leva em conta as mudanças promovidas pela TV digital.
Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296