19/03/2004

Sindijor repudia ameaças a jornalista da Gazeta do Povo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná repudia as ameaças que o jornalista João Natal Wolff Bertotti, repórter da Gazeta do Povo, sofreu do empresário Romano Antonio Zambom, sócio do bingo Royal. Bertotti é o autor da matéria publicada na Gazeta do Povo na quarta-feira, dia 17, em que relatava a prisão do empresário, ocorrida no dia anterior por determinação da Justiça do Trabalho. Após ser solto, ontem, o empresário ligou para o jornalista insultando-o e fazendo ameaças. Bertotti também foi ameaçado por telefone pelo irmão do empresário, Gianfranco Zambom, que servira como fonte na matéria. Descontrolado, o empresário ainda ligou para o editor Oscar Röcker, na Gazeta, confirmando as ameaças ao repórter, declarando, entre outras coisas, que iria “passar o carro em cima” de Bertotti e faria as filhas do jornalista sofrerem. As ameaças de morte foram explícitas. Zambom falou que mataria ou mandaria matar o repórter. Segundo Bertotti, o empresário não questionou dados da matéria, mas a publicação da sua prisão. O jornalista registrou um boletim de ocorrência e fez uma representação criminal no Ministério Público contra o empresário. O Sindijor lastima que mais uma vez a liberdade de imprensa esteja sendo cerceada. Não podemos tolerar que os jornalistas sejam ameaçados por aqueles que tentam interferir no trabalho da imprensa e privá-la da independência. As práticas violentas contra os jornalistas são uma agressão não apenas ao indivíduo, mas a toda democracia. Para exigir que a liberdade de imprensa seja assegurada e a integridade do jornalista e sua família preservada, o Sindijor já enviou ofício aos vereadores de Curitiba, deputados e senadores paranaenses e à Polícia Militar solicitando providências.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296