22/09/2003

Jornalistas em mesa-redonda com patrões na DRT amanhã

Diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina e Região Norte se reúnem amanhã, às 10h30, com representantes dos patrões na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), em Curitiba, para discutir a convenção coletiva 2003-2004. A mesa-redonda foi pedida pelos jornalistas diante da recusa do sindicato patronal em negociar diretamente com os trabalhadores, que reivindicam, entre outros pontos, a reposição das perdas inflacionárias desde outubro de 2002, que deve se situar em 17,26%, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).
A campanha salarial tinha como objetivo antecipar a conclusão do acordo para apressar também o pagamento do reajuste; de forma a que parte do aumento fosse concedida já em agosto. Por conta disso, os sindicatos dos jornalistas apresentaram aos patrões a proposta de antecipação da inflação numa reunião no dia 21 de julho. Mesmo com mais tempo, não houve disposição do outro lado em negociar.
Além de voltar a temas como pagamento de horas-extras e a transformação do anuênio em participação nos lucros e resultados, a proposta de convenção traz ainda o estabelecimento de aviso-prévio de 60 dias em caso de dispensa de funcionário. Nesta situação, a empresa deverá informar aos jornalistas os motivos das demissões, o número e funções dos trabalhadores que podem ser afetados pela dispensa e o período em que serão feitos os cortes.
Atualmente, algumas empresas desrespeitam flagrantemente a convenção coletiva. Fotos e matérias que não recebem o crédito, jornalistas têm salários inferiores ao piso da categoria, os reajustes salariais da convenção vigente não são aplicados e estagiários são contratados indevidamente. Estão sendo estudadas medidas para punição das empresas que não cumprirem cláusulas da nova convenção.
Também amanhã, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná terá outra mesa redonda na DRT. Marcada para as 9h, a mesa discutirá a suposta contratação ilegal de estagiários na Prefeitura de São José dos Pinhais.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296