24/11/2003

AJC e Sindijor emitem nota de repúdio sobre entrevista fraudada em Cascavel

“As duas entidades que subscrevem este documento se pronunciam para repudiar de forma veemente a manipulação grosseira da entrevista ‘Café com o presidente’, veiculada pela Rádio Capital na última terça-feira, dia 18 de novembro.
A entrevista em questão foi produzida originalmente pelo jornalista Luis Henrique Romanholli e distribuída pela Radiobrás para todas as emissoras do país. Na Rádio Capital, no entanto, o apresentador Valdomiro Cantini fraudou a entrevista, suprimindo a fonte da informação, o nome do entrevistador e ‘vendendo’ para os ouvintes da emissora a falsa noção de que o presidente estava concedendo uma entrevista com exclusividade.
Consideramos que esse tipo de estratégia visa puramente à amplificação da audiência, em detrimento dos interesses éticos do jornalismo. O ouvinte, neste caso, foi vítima de fraude, uma vez que a informação, como produto, foi adulterada na sua forma e conteúdo. Diante do exposto, reputamos como extremamente grave o episódio, que demonstra a falta de respeito do apresentador e da emissora pelos pressupostos básicos do Jornalismo, dentre os quais a busca pela verdade é o principal.
De nossa parte, cabe o repúdio formal e público, o que fazemos neste momento, disponibilizando gravação que comprova a adulteração da entrevista. No que se refere à Radiobrás, o editor do programa já foi acionado para tomar as medidas que considerar cabíveis ao caso.”
Ivan Luis Zuchi  - Presidente da AJC                                                 Mario Lemanski - Delegado do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296