14/05/2004

Comissão Eleitoral da Fenaj recebe duas chapas

Duas chapas se apresentaram para a disputa da direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj): a Mais Fenaj em Defesa da Dignidade Profissional, tendo como candidato a presidente o jornalista Sérgio Murillo de Andrade, de Santa Catarina, e Uma Outra Fenaj é Possível, encabeçada pelo jornalista José Arbex Júnior, de São Paulo. A chapa Uma Outra Fenaj é Possível, de oposição, foi registrada precariamente já que Arbex e uma das candidatas a diretora, Elizabeth de Souza Lorenzotti, foram sindicalizados este mês, após já terem participado do Sindicato de São Paulo. Arbex, em nota, acusou o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo de tentar prejudicar a sua candidatura e a de Elizabeth, interpondo uma barreira legal. O sindicato se defendeu alegando que cumpria o Estatuto da Fenaj, que exige pelo menos três meses de sindicalização para que o jornalista se habilite a cargo efetivo na direção da federação. A Comissão Eleitoral Nacional deu cinco dias úteis (a contar de ontem) para que a chapa Uma Outra Fenaj é Possível regularize a pendência. A jornalista Thirsá Rita Rossi Tirapelle, presidente do Conselho de Ética do Sindijor, também vai participar como candidata avulsa à Comissão Nacional de Ética e Liberdade de Imprensa. O Sindijor já havia deliberado anteriormente que não tomaria partido na disputa pela direção da Fenaj, mas manifestou aos dois grupos que apoiaria todas as iniciativas em favor da categoria no Brasil.

Fonte:Fenaj