20/01/2004

Folha de Londrina demite jornalistas

Dez jornalistas da Folha de Londrina foram demitidos entre a última sexta-feira e ontem. Na já crônica crise do jornal, a estratégia é conhecida: cortar custos eliminando funcionários. Desta vez, a idéia do proprietário, José Eduardo Andrade Vieira, foi demitir os trabalhadores com maiores salários e com mais tempo de casa, para contratar novos profissionais com salários achatados – abaixo do piso da categoria, inclusive. Na última quinta-feira, José Eduardo reuniu os editores e gerentes de outros setores do jornal e anunciou que, para reduzir os constantes déficits na empresa, 20 demissões precisariam ser feitas. Até agora, porém, somente jornalistas foram demitidos. Diante da situação, ontem, o jornalista Walter Ogama apresentou sua carta de renúncia ao cargo de chefe de redação. Mais demissões estão sendo aguardadas. O Sindijor lamenta este comportamento da Folha, que descarta profissionais experientes e competentes numa tentativa de depreciar os ganhos dos jornalistas.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296