13/10/2003

Requião volta a confrontar o grupo RPC

Após a matéria sobre os bingos veiculada na TV Paranaense, o governo do Estado e o grupo RPC voltam a se digladiar. Desta vez, foi por causa da matéria “O Homem do Ano”, publicada no Caderno G, da Gazeta do Povo, no dia 9 de outubro. A matéria, feita pelo jornalista Ricardo Sabbag, denuncia o intervencionismo e o culto da personalidade do governador Roberto Requião na TV Paraná Educativa. Por falta de resposta da direção da Paraná Educativa, a visão do governo não foi publicada. Após a publicação, Requião enviou uma carta ao presidente do grupo, Francisco Cunha Pereira Filho, questionando o enfoque da reportagem e a falta de cobertura a suas ações como governador e também durante a campanha ao Senado. Requião diz que a atuação da TV na gestão de Jaime Lerner sequer era lembrada, e problemas graves não eram denunciados. O governador ainda levanta a hipótese de que o ataque a suas ações por parte da RPC se relacionaria com o aumento de audiência da TV pública. O conteúdo da carta tem sido veiculado durante a programação da Paraná Educativa.

Sabbag, que está afastado, com problemas de saúde, disse não temer represálias do veículo, já que a matéria estava pautada e foi discutida, revisada e editada, embora considere a reação do governo despropositada. Arnaldo Alves da Cruz, diretor de Jornalismo da Gazeta do Povo, afirmou que a matéria foi bem conduzida e que não houve nenhuma orientação de Cunha Pereira sobre o encaminhamento do material. Cruz disse que a matéria está adequada à linguagem do caderno e observou que não há determinação em ser parcial quanto a Requião e lembrou que o jornal fez várias matérias sobre o sucateamento da TV pública durante o governo Lerner. José Benedito Pires Trindade, assessor especial do governador, afirmou que o governo nada tem contra o autor da matéria, mas contra a direção do grupo, a quem acusa de ser parcial. Ele disse que “não faz sentido dizer que a Paraná Educativa terá mais ou menos a cara do governador”, mas que a emissora vai veicular aquilo que considera de interesse público, referindo-se ao discurso de Requião ainda senador contra o neoliberalismo, que, veiculado recentemente na TV pública estadual, serviu de mote para a matéria da Gazeta do Povo. Ele afirmou ainda que o questionário da Gazeta do Povo enviado para a matéria não foi respondido por ter o tom de “provocação”.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná não questiona o mérito da disputa entre o governo e o grupo empresarial RPC sobre eventuais distorções na linha editorial de seus veículos, apenas se mantém vigilante para assegurar que jornalistas não sejam perseguidos quando estiverem no estrito cumprimento de suas atribuições profissionais.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296