02/10/2003

Folha de Londrina terá de reintegrar dirigentes sindicais

Raquel de Carvalho, Silvana Leão e Célia Polesel, diretoras do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina, devem ser reintegradas a seus postos de trabalho na Folha de Londrina, por decisão da juíza do Trabalho Ana Paula Saladini. Elas haviam sido afastadas por causa da atuação sindical. A empresa usou um inquérito para apuração de falta grave contra as jornalistas para poder afastá-las; isto porque a diretoria do sindicato encaminhou proposta aprovada em assembléia de denunciar publicamente, através de outdoors, os graves problemas que os jornalistas da Folha enfrentavam, como descumprimento de acordo, constrangimentos e ameaças. A juíza fundamenta sua decisão afirmando que “os atos praticados pelo sindicato da categoria, através de seus diretores, não se confundem com atos praticados pelos empregados da reclamada, que, por acaso, são diretores sindicais. Se houve violação da honra e imagem do órgão de imprensa, é questão a ser discutida em ação própria, a ser movida em face do autor do alegado delito: o sindicato da categoria. Penalizar o dirigente sindical, pessoalmente, por políticas adotadas pela entidade sindical, afrontaria o princípio da autonomia sindical e as garantias à atuação sindical”. A juíza determinou o pagamento dos salários, 13º, férias e arbitrou multa caso a Folha descumpra a decisão.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296