01/10/2003

FIJ denuncia empresas brasileiras à OIT

A pedido da Fenaj, a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) fará uma denúncia oficial de empresas e empresários brasileiros junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), com sede em Genebra, quanto ao desrespeito às convenções internacionais, ratificadas pelo Brasil, referentes à negociação coletiva, aos direitos sindicais e à organização do trabalho. A idéia é denunciar a Sociedad Interamericana de Prensa (SIP), integrada pelas empresas de comunicação social das Américas e a maior promotora da desregulamentação profissional dos jornalistas em toda a América Latina, quanto ao não-cumprimento das normas elementares do mundo do trabalho. Assim, a Fenaj precisa de relatos, bem detalhados, com datas, circunstâncias, nomes de empresas, nomes dos proprietários, nomes de dirigentes sindicais perseguidos ou demitidos, intimidações quanto à presença dos sindicatos nas redações e aos seus filiados, desqualificação do processo de negociação coletiva (que levou um grande número de sindicatos a entrar com o dissídio), tudo em papel timbrado dos sindicatos, até o dia 27 de outubro. O material deve ser enviado, de preferência por Sedex, para a sede da Fenaj em Brasília (HIGS 707 Bl.R Casa 54. CEP: 70.351-718 - Brasília – DF). Um resumo dessa documentação ainda será elaborado pela Fenaj e vertido para o inglês.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296