22/09/2003

Sindicato deplora críticas de Requião a jornalistas

O sindicato lamenta a perseguição a profissionais da TV Paranaense movida pelo Governo do Estado na programação da TV Educativa nas últimas semanas. Uma matéria feita pelos jornalistas Zeca Marquetti e Carolina Wolf veiculada no Bom Dia Paraná no dia 5 de setembro tem sido exibida exaustivamente (inclusive com a cabeça, feita pela apresentadora Thays Beleze) na TV pública a título de “matéria jornalisticamente mal conduzida”. A reportagem abordava os efeitos do fechamento das casas de bingo, promovido pelo governo do Estado e usava como personagem uma mulher grávida, que tinha o emprego ameaçado.
O governador Roberto Requião entendeu que a reportagem era uma afronta à sua iniciativa de coibir o jogo no Paraná e, em seu programa na TV Educativa no dia seguinte, afirmou que a matéria era tendenciosa, pois apelaria ao sentimentalismo e omitiria, segundo ele, o fato de que os bingos estariam acobertando o narcotráfico e o crime organizado.
Quem acha que a TV pública só foi usada apenas desta vez para fazer propaganda e contrapropaganda do governo engana-se. O secretário de Estado da Comunicação, Airton Pisseti, afirmou que se trata de “um estado permanente contra tudo o que o governo considerar como material jornalisticamente mal conduzido”. Ele não afirma que tenha existido conluio entre a TV Paranaense e os bingos, mas que “obviamente” houve com a matéria uma manobra em favor das casas de jogo. “Queremos desfazer más interpretações, quando forem óbvias”, afirmou Pisseti.
Como observa Carolina Wolf, embora a qualidade e a lisura de seu trabalho tenham sido publicamente questionadas, a crítica de Requião não cita explicitamente seu nome, e nem ao menos o direito de imagem foi violado, tendo em vista o fato de a reportagem ter caído em domínio público após a exibição na afiliada da Rede Globo. Isso dificulta o questionamento judicial. “Foi tudo muito bem calculado”, afirmou a jornalista. Apesar de a direção da TV Paranaense não ter considerado a matéria como tendenciosa, nenhuma iniciativa foi tomada no sentido de exigir do governo do Estado um direito de resposta ou a reparação de danos.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296