esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

12/09/2003

Sindicato promove workshop de saúde

O sindicato, através de sua Diretoria de Saúde, promoveu o workshop “Técnicas e cuidados para o corpo – Módulo Básico - Em casa, no trabalho e no lazer” para profissionais e estudantes de Comunicação Social no dia 30 de agosto, na Acupuntura Médica de Curitiba (Amec). A coordenação dos trabalhos ficou por conta do cardiologista Marino Comazzi Jr., especialista em terapia familiar sistêmica e acupuntura e diretor clínico da Amec, e da educadora física Dosmary Fogaça Duarte, coordenadora do Departamento de Movimento da Amec. Participaram do evento 14 pessoas.
No workshop foram apresentadas teorias e vivências práticas de métodos orientais e ocidentais. Segundo Dosmary, a idéia foi mostrar que é possível aplicar pequenas técnicas físicas e mentais às atividades do dia-a-dia de forma a manter a saúde em um bom estado e “assim não ter de transferir a responsabilidade com o autocuidado para uma equipe médica”.
Dosmary afirmou ainda que o estado de tensão e vigilância em um segmento específico ou excessivamente utilizado torna o corpo rígido, como forma de compensar o desajuste. Isto leva ao desequilíbrio geral do corpo e principalmente da musculatura, que altera a estrutura e o funcionamento dos ossos, articulações e músculos, confundindo a coordenação psicomotora.
A Amec aplica diversos métodos de reeducação em empresas e instituições. Aos jornalistas foram apresentadas as técnicas Lian Gong e Pilates, além da caligrafia do corpo, método desenvolvido pela Amec há alguns anos para a reeducação dos hábitos nos exercícios físicos. “Com ele, reaprende-se a viver com o corpo de forma saudável”, afirmou.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296
Gralha Confere TRE