21/07/2003

INFORMAÇÕES GERAIS

BIBLIOTECA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO PARANÁ

NO NOSSO ACERVO PODEM SER ENCONTRADOS:

• Livros
  • Periódicos: revistas, jornais, etc.
  • Manuais
  • Relatórios técnicos, projetos
  • Programas
  • Trabalhos premiados no concurso Sangue Novo
  • Teses
  • Obras de referência: bibliografias, catálogos, dicionários, anuários.
  • Material audiovisual: fitas k7, CD-ROM, fitas de vídeo

• Seleção e Aquisição
  • Processo Técnico
  • Serviço de Referência
  • Serviço de Empréstimo
  • Comutação Bibliográfica
  • Levantamento Bibliográfico
  • Videoteca
  • Disseminação Seletiva da Informação

SELEÇÃO E AQUISIÇÃO
Selecionar e adquirir livros e demais materiais que comporão o acervo com base nas atividades desenvolvidas na Instituição.

PROCESSO TÉCNICO
Realizar de acordo com normas biblioteconômicas o preparo técnico do material bibliográfico existente e/ou recebido, para possibilitar a recuperação da informação.
Compõem o processo técnico: tombo, classificação, catalogação, etiquetagem, arquivamento.

SERVIÇO DE REFERÊNCIA
Tem por finalidade atender consultas e pedidos de informações, bem como, orientar usuários acerca do acervo bibliográfico existente.

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

O que é?

O levantamento bibliográfico é um tipo de pesquisa realizada para se verificar o que já foi publicado sobre determinado assunto.

Bases de busca

Na Biblioteca do Sindijor, o levantamento bibliográfico será realizado nas seguintes bases:

• CCN
  • SOCIOLOGICAL ABSTRACTS
  • WILSON HUMANITIES ABSTRACTS
  • ERIC
  • GENERAL BUSINES
  • EXPANDED ACADEMIC

Como utilizar

Preencher o formulário de solicitação de levantamento bibliográfico o mais completo possível e enviar por e-mail, correio ou entregar diretamente na biblioteca.

SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO
O acervo é disponibilizado para profissionais da área de jornalismo e estudantes de comunicação social. Efetuado para os usuários cadastrados na Biblioteca.

Quantidade: é permitido o empréstimo de até 3 exemplares (livros, fitas, etc.), por um prazo de 15 dias, sendo possível a renovação do material por mais 15 dias.

CADASTRO DE USUÁRIOS

Estudantes:

Efetuado mediante o preenchimento da ficha de cadastramento e a apresentação de cópias do documentos:

• comprovante de endereço
  • RG
  • declaração de matrícula
  • carteirinha da biblioteca da faculdade

Profissionais:

• comprovante de endereço
  • carteira de jornalista

COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Oferecer ao usuário acesso ao documento primário mediante procedimentos autorizados como correio eletrônico, fax, via on-line e correio através da Rede COMUT. (Sistema de Gerência de Transações de Comutação Bibliográfica)

VIDEOTECA
Por meio desse serviço a Biblioteca reúne, divulga e distribui material audiovisual na área de jornalismo e comunicação social produzido, adquirido e/ou recebido pela instituição.

DISSEMINAÇÃO SELETIVA DA INFORMAÇÃO
Fornecer aos usuários referências bibliográficas em intervalos regulares, relacionados com sua área de interesse, permitindo a obtenção de mais informações além das obtidas pelo manuseio de documentos na biblioteca e ainda uma sensível redução do tempo dedicado a essas tarefas.

CONSULTA

É permitido o acesso ao acervo para todos os usuários da Biblioteca, através de consulta local, por fax, telefone, internet.

Biblioteca do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná
R. José Loureiro, 211 – Curitiba – Paraná
Fone/Fax – (41) 224-9296
e-mail: biblioteca@sindijorpr.org.br

De segunda a sexta, das 13:00 às 17:00 h.

Fonte:Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná