esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

10/09/2003

Com denúncia da Folha, Pedro Washington sai da Gazeta

O jornalista Pedro Washington não publica mais sua coluna na Gazeta do Povo, após a reportagem da Folha de S. Paulo mostrando através de notas fiscais que o colunista teria recebido dinheiro do Palácio Iguaçu durante a gestão Lerner. O diretor de Jornalismo da Gazeta, Arnaldo Cruz, acredita que a coluna não volte a ser publicada em função do desconforto causado com a revelação. Entrevistado pela Folha, Pedro Washington disse que “no Paraná sempre foi muito comum isso (o pagamento de colunistas pelo Poder Público). Você tem uma coluna valorizada e é como se fosse um ‘merchandising’ que hoje se faz na televisão”. Porém, ele enfatizou, em entrevista ao Extra Pauta, que fez a afirmação referindo-se não a si próprio, mas a alguns colunistas da imprensa regional e nacional.
A nota fiscal a que a Folha teve acesso correspondia, segundo Pedro Washington, a um serviço de assessoria de marketing prestado ao Governo do Estado pela empresa do seu filho, da qual ele também se tornou sócio. “Sim, recebi dinheiro, mas não para que comprassem a minha opinião. Não fiz, não faço e não farei este tipo de Jornalismo”, disse enfaticamente o jornalista. Arnaldo Cruz reafirmou que nas 52 colunas de Pedro Washington publicadas na Gazeta não haveria conteúdo que pudesse ser “faturado”: era basicamente folclore político, notas históricas e efemérides políticas. Washington afirmou que citava raramente o governo Lerner em suas matérias e que o tom, nestas poucas ocasiões, não era sempre favorável. A Gazeta do Povo, segundo o diretor de Jornalismo, não tem prova contra o jornalista. “Mas a posição do jornal é bastante clara: se for comprovado algo neste sentido contra qualquer jornalista, é rua na hora”, afirmou Cruz.
Pedro Washington acredita que a matéria de Fernando Rodrigues comprovando a venda de matérias durante o governo Lerner denegriu a imagem de toda a imprensa no Paraná. Com o afastamento amigável da Gazeta, o colunista disse que pode se dedicar a uma autodefesa e defesa do Jornalismo paranaense. Isto inclui, segundo ele, um manifesto – já entregue – dirigido ao presidente do Grupo Folha, Otávio Frias Filho, em defesa da imprensa no Estado.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296
Gralha Confere TRE