26/08/2003

Eleição do Conselho de Ética

Ocorre no dia 27 a Assembléia Geral Extraordinária para a escolha dos membros do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná. Todos os associados em dia com o sindicato podem participar da assembléia, que acontece na nossa sede (Rua José Loureiro, 211 – Térreo) às 20h, em primeira convocação, ou às 20h30, em segunda convocação.

Na cédula de votação, haverá espaço para a escolha do nome de três jornalistas e de dois representantes da sociedade civil organizada, de acordo com a proporção na composição do conselho. Os nomes dos candidatos estarão numa lousa; além dos nomes já inscritos (veja lista abaixo), serão admitidos candidatos na própria assembléia. Os que tiverem melhor votação serão escolhidos como titulares, ficando os cinco seguintes (três jornalistas e dois representantes da sociedade) como suplentes. O titular que faltar a três reuniões consecutivas ou a cinco alternadas perde o posto para o suplente.

O mandato é de três anos, e a posse está marcada para 6 de setembro. A primeira reunião acontece dia 11, quando será escolhido o presidente do conselho. As atribuição do conselho são aplicar e fazer cumprir o Código de Ética da profissão, bem como apurar e punir as eventuais transgressões. Em caso de suspeita de falta ética do jornalista, o presidente do conselho designa uma comissão de sindicância para a investigação, que poderá contar com o auxílio da Diretoria de Fiscalização do sindicato. Vale lembrar que das decisões do Conselho de Ética estadual cabe recurso ao Conselho da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Candidatos ao Conselho de Ética:

Às três vagas para jornalistas:

* Cristiane Lebelem Bechara Sanchez.

* Elson Faxina.

* Elza Aparecida de Oliveira Filha.

* Emerson Castro Firmo da Silva.

* João Dedeus Freitas Neto.

* Lílian Pérsia de Oliveira Tavares.

* Maigue Gueths.

* Thirsa Rita Tirapelle.

Às duas vagas para representantes da sociedade civil:

* Dom Ladislau Biernaski, bispo católico auxiliar de Curitiba.

* Luiz Rossafa, presidente do Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

* Miguel Baez, presidente da APP Sindicato Curitiba Norte.

* Roberto Portugal Bacelar, presidente da Associação dos Magistrados do Paraná.

Fonte:Extra Pauta - telefone 224-9296