11/05/2004

Teste simplificado na RTVE regulariza provisoriamente situação de profissionais

O Sindijor considera como válida a realização pelo governo do Estado de teste seletivo simplificado para preencher as 172 vagas da Rádio e Televisão Educativa do Paraná ocupadas por profissionais hoje contratados sem concurso e pagos através de cachê. O sindicato, porém, espera que o teste se dê de maneira transparente, com total isenção e que seja amplamente divulgado. Segundo o presidente do Sindijor, Ricardo Medeiros, é uma forma de regularizar a situação dos trabalhadores, hoje sem amparo legal. Conforme anunciou o governo, devem ser preenchidas até 172 vagas pelo prazo de até 12 meses (renováveis por outros 12). Neste período, seria realizado um concurso público para efetivar nos postos os profissionais na autarquia estadual. “Embora paliativo, o teste simplificado é uma solução melhor do que a terceirização”, disse Medeiros, lembrando uma das possíveis soluções aventadas durante audiência no Ministério Público do Trabalho, no dia 16 de março, para tratar do tema. De qualquer forma, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná considera fundamental a criação, no serviço público estadual, da carreira de jornalista, em que o salário de ingresso seja pelo menos o piso da categoria e que a jornada diária não ultrapasse as cinco horas estabelecidas em lei. Esta medida acabaria com diversas distorções hoje existentes.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296