esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

02/12/2003

Bolsas de estudo na Espanha

A Agência Espanhola de Cooperação Internacional oferece todo ano no Brasil uma série de ajudas para estudos de pós-graduação na Espanha, intercâmbios universitários e cursos de formação em geral. Os principais programas da oferta formativa da Cooperação Espanhola são:
Programa de Becas MAE/AECI (www.becasmae.es) As “Becas MAE” constituem a oferta geral de formação para estudantes estrangeiros na Espanha. São oferecidas bolsas de média/larga duração (um ano renováveis por um ano mais) para realizar estudos de pós-graduação em Espanha, assim como bolsas de curta duração (um a três meses) para estudos de língua e cultura espanhola para estudantes e professores, profissionais do ensino de língua espanhola. Inscrições e informações diretamente na página www.becasmae.es com prazo final dia 21 de dezembro.
Programa de Cooperação Interuniversitaria (PCI), que concede ajudas para realização de projetos conjuntos entre universidades brasileiras/espanholas, mobilidade de estudantes de pós-graduação e professores universitários e para o estabelecimento de redes temáticas entre universidades do âmbito Ibero-americano.
Programa de Formação Técnica Especializada: oferecem ajudas a profissionais brasileiros para realização de cursos de formação de curta duração nos Centros de Formação da Cooperação Espanhola e em instituições públicas espanholas.
Programa de bolsas da Fundación Carolina (www.fundacioncarolina.es) desenvolve basicamente três linhas de atuação: programa de bolsas de ampliação de estudos e formação de pós-graduados, professores, pesquisadores, artistas e profissionais procedentes fundamentalmente de Ibero-América; um programa de visitas (dirigido a pessoas relevantes e com projeção de futuro no país) e o Centro de Estudos Hispânicos e Ibero-americanos, integrado a Fundación Carolina, e que pretende fomentar os estudos sobre cultura hispânica e sua influência no mundo com particular atenção a Iberoamérica.
Em Brasília, há um escritório de cooperação que presta informações (SES Av. das Nações Lt. 44 -Tel. 61 – 443.3303, e-mail becas@aeci.org.br).
Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296
Gralha Confere TRE